quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O que são Quilates?


       


       O ouro puro não costuma ser usado em jóias, justamente porque é muito maleável e se deforma com facilidade. Geralmente o que se faz é misturá-lo com cobre e/ou prata, a fim de obter um material menos sujeito à deformação.
       A escala de quilates é aplicada a peças de ouro para indicar o teor desse metal nelas presente.
       O chamado "ouro 24 quilates" é o ouro puro, ou seja, em cada 24 gramas do material, 24 gramas são de ouro. Por outro lado, a expressão "ouro 18 quilates" significa que, em cada 24 gramas do material, 18 gramas são de ouro, e o restante é cobre e/ou prata. Fica claro, portanto, que uma peça de ouro não pode ter um valor de quilates superior a 24.
       Jóias feitas, por exemplo, com ouro 12 quilates - ou seja, que contém, portanto, apenas 12 gramas desse metal em cada 24 gramas de massa - apresentam alto teor de cobre. São, por esse motivo, mais avermelhadas e se oxidam com mais facilidade do que o ouro 18 quilates. Trata-se do chamado "ouro baixo", ou seja, que apresenta baixo teor de ouro na peça.
       Embora a palavra quilate seja também usada para pedras preciosas, como diamantes e rubis, o significado não é o mesmo. Nesse caso, trata-se de uma medida da massa da pedra preciosa, sendo que 1 quilate corresponde a 200 miligramas. Assim, por exemplo, a expressão "diamante 2 quilates" significa que ele possui massa de 400 miligramas.

Fonte: E.L. Canto. Minerais, minérios, metais. São Paulo, Moderna. p. 46.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails