segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Alguns fatos sobre o Estresse



1. Pode ser causado por vários fatores. Medo e ansiedade são as maiores causas de estresse psicológico. Nos tempos modernos as pessoas estão constantemente ocupadas com grandes ameaças. Temem, por exemplo, o desemprego, a insegurança, o acontecimento de algo inesperado, etc. Em casa, elas podem ser ainda confrontadas com a incompatibilidade conjugal, brigas, doenças familiares, ou problemas financeiros.

2. Pode causar doenças. Muitas doenças são causadas por estresse mental, incluindo úlceras, pressão alta e enxaqueca. Às vezes latentes transtornos mentais são precipitados por situações estressantes, como no caso da psicose maníaco-depressiva, esquizofrenia, histeria e neurastenia.

3. Pode piorar com o tempo. Quando uma pessoa é submetida a esforços repetidos, é provável que ela desenvolva o que as pessoas chamam de colapso nervoso, um termo científico, mas expressivo. O estresse causado pelos problemas da vida cotidiana tem levado à utilização generalizada de tranqüilizantes, um último recurso quando não parece haver nenhuma fuga de uma situação difícil.

4. Acontece na vida diária. Estresse existe em quase todas as atividades humanas e não é o mesmo que a tensão nervosa. Algum esforço é benéfico, pois pode estimular a ação.

5. Pode ser atenuado através de relações íntimas saudáveis. Psiquiatras também descobriram que, para evitar estresse excessivo ser casado é melhor do que estar divorciado ou solteiro.

6. Existem grandes eventos ligados ao estresse. Os estudos também mostraram que a morte de um filho é o mais estressante evento que se pode acontecer na vida. Outros itens incluem uma sentença de prisão, grandes problemas financeiros, o divórcio e o início de um caso extraconjugal. Alguns dos fatores ambientais que podem estar relacionados ao estresse são o estado de saúde, a classe social, e a dimensão do aglomerado familiar.

7. Existem também algumas tensões que não podem ser controlados. Demasiado estresse pode manifestar-se em vários sinais emocionais, comportamentais e físicos, e os sinais de estresse diferem muito de acordo com cada indivíduo.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails